Voltando a falar de futebol.

Não sei nem quando foi a última vez que falei de futebol aqui no blog, por isso vamos retomar o desempenho do futebol carioca em 2011 num pequeno resumo e falar as minhas expectativas para o Cariocão que começa amanha, dia 21.

Botafogo:

2011

Com um elenco de boa qualidade, com bons nomes como Maicosuel, Elkeson, Loco Abreu, Jeferson e Bruno Cortês, o Botafogo chegou a almejar vôos mais altos rumo ao título brasileiro e tinham como garantida a vaga na Libertadores. Depois de vencerem o Corinthians, o até então líder do campeonato, dentro do Pacaembu, todos os comentaristas de plantão indicavam o Botafogo como grande candidato ao título. Mas eu nunca achei. Eu até tinha comentado com um amigo meu, que é botafoguense, que apesar do ótimo momento do Botafogo, o histórico do clube em amarelar na reta final dos campeonatos me impedia de considerá-lo candidato a qualquer coisa. Como eu já esperava, o Botafogo começou a perder jogos ridículos seguidamente, e acabou que não foi NEM pra Libertadores.

2012

Botafogo manteve o bom elenco de 2011, mas depois do vexame que aconteceu nas últimas rodadas do Brasileirão, precisam realmente se reforçar. Começaram pelo ótimo técnico Oswaldo de Oliveira, que têm tudo para dar certo. Trouxeram o Andrézinho, eterno reserva no Internacional e que será sempre lembrado por ferrar o Flamengo na Copa do Brasil de 2009.  Outros dois reforços foram Brinner e José Rojas. O primeiro é uma aposta, pois é muito jovem ainda e ganhou destaque no Paraná.  O segundo é um ótimo reforço vindo do timaço da Universidad do Chile, porém nos últimos dias não passou nos exames físicos, e sua contratação agora é uma dúvida. Agora, o ponto negativo é a saída do Cortês para o São Paulo. Botafogo já não tinha um lateral direito que prestasse, agora também fica sem lateral esquerdo.

OPINIÃO PRO CARIOCA: O time que está sendo montado é razoavelmente habilidoso, e tudo vai depender do novo técnico encaixar o elenco. Mas levando em consideração ser ainda início de trabalho, não acho que chegue a ser campeão carioca. 

Flamengo

2011

Você torcedor do Flamengo pode até tentar se enganar, mas admita, o ano de 2011 pro Flamengo foi bem abaixo do esperado. Depois de começar o ano com contratações de peso como Ronaldinho e Thiago Neves, viu seu time ser eliminado tanto da Copa do Brasil quanto da Sulamericana de formas vexaminosas, e no Brasileiro ficou parado na esquina durante várias rodadas. O que salvou o ano do Flamengo foi a vaga na Libertadores conquistada na última rodada, e com uma ajuda do juizão, mas isso não vêm ao caso. Aliás, Libertadores não, pré-Libertadores. Os pontos fortes do time era Ronaldinho Gaúcho (quando resolvia jogar) e Thiago Neves, além de Felipe salvando o time em vários jogos. Mas um time que têm Deivid e Welinton como titulares, não pode pensar em vôos muito altos.

2012

Como se o ano de 2011 não tivesse sido ruim o suficiente, o Flamengo começa o ano com poucas contratações e um clube se afundando cada vez mais em crise. Os jogadores reclamam de 5 meses de salários atrasados, e Ronaldinho ameaçando nem jogar caso não receba. Diretoria e técnico a cada dia batem cada vez mais de frente, e parece que a qualquer momento podemos esperar o Luxemburgo fora do Flamengo. Com uma diretoria incompetente que trás Magal e Itamar como maiores reforços para 2012, o Flamengo ainda consegue perder uma de suas principais peças do elenco, Thiago Neves.

OPINIÃO PARA O CARIOCA: De acordo com a fase que vive, é entre os 4 grandes o que eu menos espero algo. Sinceramente, o clima no clube é clima de time perto de ser rebaixado. Se as coisas não mudarem ao longo do ano, o Flamengo pode se complicar seriamente. Os únicos motivos de alegria para o torcedor do Flamengo até agora foram as boas atuações de Bottineli nos amistosos e a vitória do José Aldo no UFC. Aí complica.

Fluminense

2011

Sinceramente não lembro como foram no Carioca, mas se complicaram demais na Libertadores e foram eliminados precocemente, pelo time que tinham. No Brasileiro, Fred finalmente fez uma temporada sem nenhuma lesão e teve um ano excepcional. Se reforçaram com Rafael Moura e Rafael Sóbis, que são bons atacantes. No brasileiro eu não cheguei a acreditar que fossem dar muito trabalho, mas aos poucos foram pegando ritmo e chegaram a disputar o título brasileiro. O problema é que era tarde demais, Vasco e Corinthians já tinham pego o ritmo de campeão brasileiro a mais tempo. Acabou com um ano bom, se classificando pra Libertadores em 3º lugar e  deixou muitas esperanças de um bom 2012 para a sua torcida.

2012

Além de já ter um bom elenco, se reforçaram violentamente nesse início de temporada. Thiago Neves, Wagner e Jean são nomes de peso que só chegam pra melhorar o já habilidoso elenco. Abel Braga é um bom treinador, e com esse elenco em mãos pode fazer um bom estrago. Mas o problema de todo elenco com muito jogador estrela é o ego muito alto. Aquele time do Flamengo que tinha Romário, Edmundo e Sávio servem como exemplo de como um time muito estrelado pode terminar em fracasso. É esperar pra ver.

OPINIÃO PARA  O CARIOCA: É com certeza um dos favoritos a faturar o Carioca e todos os outros títulos que disputar ao longo do ano. Tudo vai depender do entrosamento dos jogadores com o técnico.

Vasco da Gama

2011

Como vascaíno, não sei nem como descrever o quão bom foi ano passado. De um começo de Carioca rídiculo à um título nacional, o Vasco virou em pouco tempo um exemplo a ser seguido. O Vasco era um dos poucos clubes em 2011 que poderia dizer que tinha um ELENCO de verdade. O Vasco não gastou muito dinheiro em contratações, mas os jogadores que vieram souberam lidar com a grandiosidade do clube e vestiram bem a camisa do Vasco. O Vasco não tinha um time reserva, tinha um time único com 23 jogadores, sendo que a cada partida entrava com uma formação diferente. Os pontos negativos ficam pelos acontecimentos com Ricardo Gomes, e no campo fica a atuação pífia de alguns poucos jogadores como Márcio Careca e Victor Ramos. O ponto positivo é, além de ter um elenco com jogadores como Dedé, Juninho, Felipe, Diego Souza e Fernando Prass, a união do grupo inteiro, que parecia mais uma família.

2012

Após um ótimo ano, o Vasco agora procura manter o alto nível de atuação, mantendo o elenco vitorioso de 2011 e apenas contratando jogadores que fossem pontuais para o elenco, como um bom lateral esquerdo e um zagueiro pra ficar do lado do Dedé. Contratou ainda dois estrangeiros que tem tudo para dar certo, Carlos Tenório e Matías Abelairas. Pela pré-temporada, dá pra se dizer que o elenco se manteve forte, e a chegada desse jogadores parecem ter apenas melhorado mais ainda o elenco.

Agora, o ponto negativo de 2012 até agora são dois: primeiro a saída de Rodrigo Caetano – que eu achei bem mal caráter a forma como ele saiu direto para o Fluminense – e a omissão da diretoria pelo pedido de contratação do argentino bom de bola, Jesus Dátolo. O cara foi oferecido pro clube de GRAÇA, sendo que só teriamos que arcar com os salários dele, que estavam bem razoáveis com a realidade do Vasco. Mas a diretoria resolveu que não deveriam contratá-lo pois não precisam de alguém da posição dele no momento PORRA, VOCÊS TÃO DE SACANAGEM, MAIS DE 95% DA TORCIDA DO VASCO – segundo site especializados – TA IMPLORANDO QUE VOCÊS CONTRATEM O CARA, E VOCÊS IGNORAM. EU REALMENTE NÃO ENTENDO.

OPINIÃO PARA O CARIOCA: Ao lado do Fluminense, é o favorito ao título do carioca por já ter uma ótima base e ter contratado bem. O elenco é muito bem entrosado, e já provou que pode levar o Vasco a lugares bem altos. 

*****

Resumo Final: Se o título carioca não ficar entre Fluminense ou Vasco, eu admito que me surpreenderei. São os favoritíssimos ao título e eu não acredito que fuja muito disso. No máximo, o Botafogo pode fazer uma graça também. Mas o Flamengo chega muito desacreditado nesse começo de campeonato. Agora é só esperar pra ver.

Anúncios

0 Responses to “Voltando a falar de futebol.”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Follow Politicamente Corretos 4.0 on WordPress.com

Visitas

  • 126,592 Bizoiadas

Destaques

Desenhos/séries que marcaram minha infância : Você têm saudades de quando era criança? Então saiba aqui os 5 desenhos que sinto mais falta;

Caos no Rio de Janeiro : Saiba tudo o que aconteceu quando houve a grande guerra entre o morro e a polícia carioca, além da tomada do Alemão;

Prêmio multishow, um fiasco : A versão 2010 do prêmio que premia as melhores bandas e cantores do Brasil foi um tanto quanto estranha. Saiba porquê.

-Mais dos melhores posts você vê aqui


%d blogueiros gostam disto: